Ferramentas de Criação

people-notes-meeting-team.jpg

Você teve uma ideia, pensou em um mundo, em raças, em um sistema elaborado de magia, desenvolveu tudo em sua rede de pensamentos caóticos e julgou que a hora de colocar tudo no papel chegou. E agora? O que fazer? Como começar a organizar os pensamentos de forma que eles ganhem vida?

Acredite, todo escritor passa dificuldade para descobrir as ferramentas certas no início (a não ser que tenha perdido um certo tempo com uma pesquisa prévia antes). Na ansiedade de organizar o caos de sua mente, você abre o Word ou o Google Docs e começa a colocar tudo lá. Adiciona notas em um bloco de notas (virtual ou não), esboça mapas, faz rascunhos, etc. Mas você está fazendo da forma correta?

A resposta é que não existe uma forma certa de organizar suas ideias. Seja com softwares ou com blocos de papel, você deve fazer o que te deixar mais confortável, o que deixar as suas ideias da forma mais organizada possível. Isso varia de pessoa para pessoa.

Nesse post vou falar um pouco sobre as ferramentas que uso para organizar as minhas ideias, para escrever e para criar mundos. Vale lembrar que tudo que você encontrar aqui deve ser visto como uma sugestão, jamais como a regra final.

Para escrever e construir mundos

scrivener-cork-board
Fonte: Writers Anon

 

Quando eu comecei a escrever usava o Pages, que basicamente é o Word da Apple. Ele é funcional, bonito, mas não atendia todas as minhas necessidades. Acabava ficando com notas demais e um excesso de documentos extras que não pertenciam à história.

Depois dele, descobri o divino Scrivener, possivelmente o mais completo software para literatura que existe atualmente. Se você quiser escrever um artigo científico, um romance de mil páginas ou um livro técnico sobre termodinâmica aplicada em helicópteros, ele provavelmente vai te atender. Não quero fazer deste um post sobre o Scrivener (no futuro, quem sabe?), mas ele tem capacidades excelentes para delinear sua história (outline), organizar toda a sua construção de mundo (colocar imagens, fontes, salvar páginas web inteiras), escrever, desenvolver personagens (inclusive com templates), analisar a estrutura e por aí vai. O Scrivener tem versão para OS X e Windows, mas não custa barato. O preço oficial, fora de promoções, é 45 dólares. Com nossa moeda desvalorizada pode esperar gastar uma graninha nele. Mas vale cada centavo. Hoje já não consigo imaginar minha escrita sem ele.

Para fazer mapas

697111
Fonte: Escapist Magazine

Certo. Já tenho onde escrever e organizar as minhas ideias/notas/pensamentos/esboços. O que eu preciso mesmo agora é desenhar um mapa para o meu mundo de fantasia, mas não tenho habilidade nenhuma com desenhos e meu esboço parece um rabisco de uma criança de 1 ano.

Aí você caiu no meu caso.

Na Internet existem centenas de ferramentas gratuitas e pagas para te ajudar a criar mapas, profissionais ou não. Citarei algumas e depois falarei da que eu utilizo. Campaign Cartographer, AutoREALM, Dundjinni, Dungeon Painter são algumas delas e no site de cada uma você pode encontrar mais informações, imagens, preços (quando tem), etc. A que eu utilizo, no entanto, chama-se Inkarnate. Simples, fácil de aprender e que gera resultados rápidos e bonitos. A ferramenta é grátis e ainda está na versão Beta (não sei se cobrarão algum dia por ela), mas suas funcionalidades são excelentes se você não deseja criar um mapa muito elaborado ou demorar demais nessa etapa da criação.

E se eu quiser algo mais profissional, diferente, com um estilo único? Nesse caso, você tem duas opções: se você sabe desenhar, mesmo que um pouco, recomendo ler este post do J. M. Beraldo sobre criação de mapas; se você não sabe ou não quer, recomendo buscar artistas na Internet, há muita gente boa que faz preços camaradas para elaborar um mapa único para a sua história.

Outros

Agora dividirei em tópicos mais específicos e mais pontuais sobre excelentes ferramentas que existem na Internet para te ajudar a construir sua história.

Quero criar brasões

Uplink

Quero saber origem das palavras para a língua que estou inventando

Etymonline

Quero escrever de forma fiel sobre etnias/minorias/culturas/etc que desconheço

Diversity Cross Check

Quero achar sinônimos, antônimos, palavras similares, etc

Dicionário Criativo

Quero fazer aquela pergunta bizarra que pouca gente sabe responder (ex.: os piratas viviam em seus navios ou eles tinham casa?)

Quora (inglês)

Quero imagens/capas de domínio público

Visual Hunt

Bom, para um primeiro post tá bom. Deixem comentários, façam perguntas e fiquem a vontade para entrar em contato. Futuramente, falarei sobre lugares para encontrar inspiração e também sobre material para aprendizado.

OBS. para os curiosos: quando escrevi A Sala do Tempo, não usei praticamente nada disso, com exceção do Pages. Acabei conhecendo tudo depois, quando comecei a escrever meu livro mais recente, ainda não lançado.

Anúncios

9 comentários

  1. Oi Renan! Cara, ficou EXCELENTE! Post útil, interessante e cheio de dicas incríveis. Curti muito, aguardo mais posts, hein! Boa sorte com o blog, tenho certeza que vai fazer um sucesso estrondoso!

    Beijo,

    Mille

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s