Aprendendo a escrever

pen-fountain-pen-ink-gold-writing.jpg

O talento é um tema controverso. Existem pessoas com predisposição para algum tipo de arte ou tarefa? É possível nascer sendo melhor que a maioria em programação, pintura, escrita, etc? Bem, pode ser que sim, e não cabe a este tópico discutir se ele existe ou não. Apesar disso, é com trabalho, estudo e aprendizado que se consegue resultados melhores, independente do campo em que você estiver atuando.

Em Sobre a Escrita, Stephen King reforça que com muita leitura e muita escrita você consegue tornar-se um bom escritor, ainda que afirme que existam pessoas que mesmo depois de muito esforço continuam sendo ruins. Não desanime, no entanto, esse é um conceito muitas vezes subjetivo. É certeza que se você se dedicar terá melhores resultados e verá o seu próprio trabalho com novos olhos.

Quando escrevi meu primeiro conto O Submundo, pensava que bastava ter uma boa ideia para cuspi-la no “papel”. Não é bem assim. Desrespeitei algumas regras básicas de ponto de vista, por exemplo. Não que tenha ficado ruim, mas ficou muito aquém do que sou capaz de escrever hoje em dia. E isso é o mesmo para qualquer pessoa. Se você escreve há algum tempo, pode pegar um texto antigo seu e lê-lo. Encontrará problemas, erros e defeitos que na época passaram despercebidos. Pegue-o e compare com um texto atual e você notará rapidamente a sua evolução.

Mas como aprender as regras?

Bom, o básico é o português (ou a língua na qual você se propõe a escrever). Sem dominá-lo, você não terá muito êxito. E quando eu falo em dominá-lo, não quero dizer saber tudo e todas as mínimas regras da época de colégio que você já esqueceu. Você pode errar, um texto sem erros não existe, mas você precisa escrever minimamente bem para atrair atenção de leitores e editores. Uma dica excelente para resolver isso, além de pegar em livros-texto para aprender, é ler. Leia de tudo: notícias, ficção, não-ficção… Ler é importantíssimo, pois faz com que você se acostume com a estrutura da língua, além de desenvolver seu vocabulário, que é outro aspecto importante para se escrever bem. Por fim, ler é uma fonte inesgotável de ideias e inspirações. Uma boa ideia muitas vezes surge de uma mistura de outras ideias, livros lidos, filmes assistidos, experiências vividas, tudo misturado em sua mente.

Quer um exemplo rápido? Imaginem um mundo em que o governo/reino controla as estações do ano? Ele decide quando chegará um inverno rigoroso para sufocar rebeliões ou um verão agradável para fazer a população mais feliz. Escolhe quais partes do povo receberão o castigo de um clima frio ou a benção de uma primavera agradável. Ele decide a época das colheitas e pode controlar a economia através da mudança das estações.

Essa ideia não surgiu do nada agora que estou escrevendo isso. Pensei um pouco, e filmes distópicos como Dark City ou Elysium vieram à minha cabeça. Livros como 1984, Crônicas de Gelo e Fogo Jogos Vorazes. Tudo isso somado acaba influenciando ideias novas, como um jardim que é regado com frequência. Será que eu teria essa ideia sem todas as referências dos gigantes da literatura e do cinema? Pode ser que sim, mas aposto que tê-las ajudou bastante.

Ok, mas para onde partir agora? Como aprender sobre pontos de vista, construção de mundos, atrair atenção do leitor, bons inícios e bons finais, evitar armadilhas da escrita, saber dar vida aos personagens, diálogos, etc…? A lista é muito mais longa que essa, mas se você está empenhado em escrever bem, vale a pena aprender. Suas chances de ser publicado/lido serão maiores, sua história ficará interessante e você sentirá que atingiu seus objetivos.

Vamos lá!

Compilei uma dica de fontes onde aprendi muito, excluindo livros, que pretendo abordar em um tópico mais no futuro. Espero que também ajude vocês:

Em português:

gente-que-escreve.png

Podcasts do Fábio M. Barreto (autor de Filhos do Fim do Mundo) sobre escrita. Cada episódio tem cerca de uma hora, são bem abrangentes e tratam de aspectos variados da vida de escritor.

Gente que Escreve

site_header_main.jpg

Tópicos sobre construção de mundos, abordando a melhor forma de organizar suas ideias quanto a um mundo imaginado, criar mapas e ser verossímil.

Site do J.M. Beraldo

Site com dicas para se escrever ficção em geral.

Ficção em Tópicos

Em inglês:

Aulas de Brandon Sanderson (autor de O Império Final e Elantris) para a Universidade de Brigham em 2013. Ele engloba desde o mais básico da escrita de fantasia e ficção científica até tópicos como publicação e revisão.

Write About Dragons

WX-WordPressBannerRibbon-4.jpg

Podcast dos autores: Brandon Sanderson, Dan Wells, Howard Tayler e Mary Robinette-Kowal. Atualmente na décima primeira temporada, eles falam de tudo que você precisa para escrever bem, desde técnicas até estratégias de publicação (embora voltada para o mercado norte-americano). Cada um tem uma dica de leitura e um exercício ao final. É muito conteúdo excelente.

Writing Excuses

Podcast extenso sobre construção de mundos. Fala sobre culturas, línguas, povos, etc. 

Worldlbuilder’s Anvil

Site com centenas de dicas sobre escrita. Infelizmente foi aposentado em 2015, mas seu conteúdo está todo lá.

Writing World

Site com textos sobre escrita de ficção fantástica.

Fantasy Faction

Anúncios

6 comentários

  1. Bem interessante sua postagem. Muita leitura, sem sombra de dúvidas, ajuda no crescimento da nossa escrita. Confesso que tenho vergonha de pegar textos antigos meus e perceber que escrevia mal
    Hahaha
    Mas é uma ótima dica pra gente perceber nosso amadurecimento.
    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Escrever é sobretudo uma atividade criativa. E a criatividade é, entre várias coisas, resultado de nossa bagagem, nosso repertório. Só conseguimos esse repertório lendo, assistindo, ouvindo… como você escreveu.
    Ótimas dicas!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Excelente tópico! Muito obrigada pela divulgação dos sites. Eu já conhecia o Ficção em Tópicos e também vou muito ao Homo Literatus, principalmente para assistir aos vídeos deles, O Literatus TV. Para quem tem scribe, a rede social dos escritores, existem também muitas contas com excelentes dicas. Um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s