Inspiração: 5 músicos instrumentais

Música é uma das maiores fontes de inspiração da humanidade. Quer você esteja escrevendo, correndo ou lavando a louça, escutar música sempre tem algum efeito em você.

Pensando nisso, resolvi recomendar 5 artistas que eu uso para escrever. São aqueles com quem eu me fecho do mundo enquanto cuspo um texto na tela do computador.

Jeremy Soule

skyrim.jpg

Para mim, ele é o compositor das músicas dos jogos da série Elder Scrolls. Mas Soule também é o responsável pela canção dos jogos do Harry Potter, da série Guild Wars Neverwinter Nights. Se você estiver escrevendo fantasia ou apenas quiser se sentir em uma encosta com uma vista para um castelo imponente repleto de torres onde brilham archotes, escute Jeremy Soule.

Os álbuns que recomendo são os que ele fez para Skyrim, Oblivion e Morrowind.

Músicas para conhecer: The City Gates, Ancient Stones, Silt Sunrise, Nerevar Rising, Auriel’s Ascension.

Bear McCreary

71lqvrRj8wL._SL1050_

Este sujeito é incrível. Compositor das trilhas de Battlestar Galactica, Caprica, The Walking Dead e Agents of S.H.I.E.L.D, McCreary destaca-se por uma criatividade de fazer inveja. Suas canções são intensas, recheadas de emoção e levam características das histórias nas quais ele está se baseando.

Para mim, o destaque vai para a trilha de Battlestar Galactica. Suas canções ficaram tão importantes para a série que uma delas tornou-se até mesmo parte da história. Procure por seus vídeos no Youtube. Não vai se arrepender.

Músicas para conhecer: Kara Remembers, Kara’s Coordinates, All Along the Watchtower, The Shape of Things to Come.

Darrel Treece-Birch

Celestial

Darrel é bastante desconhecido por aqui. O inglês é conhecido pelo seu trabalho na banda de rock melódico Ten. É um exímio tecladista e adiciona um elemento que faz toda a diferença para a banda. Mas é de sua carreira solo que venho falar aqui.

Darrel lançou o álbum Celestial em 2008 e o relançou com novas músicas e uma nova remasterização em 2015. O álbum é uma jornada instrumental pelo espaço. É um álbum excelente se você quer redigir uma história de ficção científica ou simplesmente brincar com algum simulador espacial no computador.

Celestial pode ser escutado gratuitamente aqui. Vai fazê-lo se sentir pequeno em um universo infinito.

Músicas para conhecer:  Celestial, Nebula, Luna, Such Love is This.

Astropilot

astropilot

Aproveitando o estilo de Darrel, mas entrando em um terreno mais psicodélico, o Astropilot é um projeto russo-ucraniano de música eletrônica com ambientação espacial. Com diversos CDs lançados, o grupo já participou de apps para iOS e softwares de simulação espacial.

Também recomendo para os fãs de ficção científica. É aquela para deixar no fundo e prestar atenção em outras coisas. A música vai fazer a magia dela sem que você note.

Músicas para conhecer: Languor, Life Textures, Space Ghost.

Karl Sanders

karl

Com Karl Sanders entramos em um terreno mais antigo e macabro. Guitarrista da banda de death metal Nile, Karl Sanders tem um projeto solo no qual toca música ambiente com influências do Egito Antigo. Algumas de suas músicas são capazes de transportar para aqueles tempos, outras dão medo e o levam para rituais macabros da Antiguidade.

Recomendo para fãs de terror ou de História Antiga. Não se assuste com eventuais vozes de espíritos e criaturas saídas direto das pirâmides. Apesar de ser americano, fica claro que Karl estudou história, religião e mitologia antes de escrever as músicas.

Ele tem dois álbuns: Saurian Meditations e Saurian Exorcisms.

Músicas para conhecer: Awaiting the Vultures, Temple of Lunar Ascension, Kali Ma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s